Anarcocapitalismo não existe

Nesse post pretendo criticar o anarcocapitalismo. Porém pretendo o fazer de uma forma menos burra do que vemos por aí. Espero que essa crítica sirva para que você, que critica o anarcocapitalismo de forma burra, perceba que tem mais semelhanças com o seu objeto de crítica do que imagina. Espero também, que o anarcocapitalista evangelizador reflita o necessário para tornar-se tão humildade quanto ele o é na economia. E, caso você seja um desses que não os suporta, recomendo que escute-os mais, pois eles têm mais a ensinar sobre o mundo do que você imagina.

Quando eu menciono que anarcocapitalismo não existe no título desse post, o que quero dizer é que ele é uma ideia, uma invenção humana, que ainda não foi transportada para a realidade, e, assim sendo, você não pode afirmar que existe. Eu não estou tentando argumentar que isso nunca vá existir ou refutar seus fundamentos.

Por outro lado, o ato de planejar em si uma sociedade é de uma arrogância a deixar algumas pessoas perplexas, e é isso também que fazem os burocratas da união europeia. Para o leigo do assunto, a arrogância do anarcocapitalista pode aparentar ser maior do que ela é, mas o anarcocapitalista crente está acostumado com as armadilhas de arrogância devido a seus estudos de economia. O problema do anarcocapitalista crente é que ele quer forçar um modelo de sociedade onde esse modelo não se aplica. Ele admite a impossibilidade de se imaginar como seria uma sociedade livre, porém condena as estruturas que fazem a atual sociedade funcionar (não que ela seja muito boa). Ele almeja destruir os pilares da atual sociedade e esperar para ver como um bando de animais iria interagir em tal lugar.

Creio que a arrogância do anarcocapitalista seja alimentada pelo fato do mesmo ser bombardeado de ataques a espantalho o dia inteiro. Ele fica condicionado a repetir os mesmos argumentos em uma atitude de auto-afirmação que por fim acabam se transformando em arrogância que ele próprio não vê. Os ataques burros a o ser humano ser bom ou mal cegaram os anarcocapitalistas.

Os anarcocapitalistas mais sensatos são aqueles que querem criar uma “sociedade paralela”, e não mudar a atual. Com o passar do tempo, creio que isso pode funcionar bem melhor do que um “gradualismo” de “evoluir” uma sociedade de forma “conduzida”.

Eles próprios entendem que leis são descobertas. Leis não são votadas. Leis são descobertas. Pense nas leis da física como exemplo. Pode também haver leis que dirijam como a sociedade funciona. E o ponto é que, se você não conhece essas leis, você não pode dizer que o estado é natural ou não. E esse é o ponto da arrogância que os mata. Talvez o estado seja natural. Talvez o estado seja uma lei natural da sociedade e sempre acabe se formando. Assim como, talvez, ele seja natural dado que a informação não seja barata, que é a especulação de que o mundo esteja pronto para ver uma região anarcocapitalista. Mas querer lutar contra as leis que regem a sociedade e impor um modelo, não vai funcionar. Essa é uma crítica às vertentes jusnaturalistas/jusracionalistas do anarcocapitalismo. O anarcocapitalista utilitarista está em uma situação um pouco diferente.

Anúncios

Tags:,

One response to “Anarcocapitalismo não existe”

  1. Wanderley Caloni (@caloni) says :

    Os ancaps se tornam, como grupo, exatamente o que criticam: são dogmáticos e muitas vezes ignoram as próprias ferramentas que viabilizaram a criação da teoria anarcocapitalista, entre elas a honestidade intelectual e a mente aberta para a possibilidade de estarem errados. Além disso, a crença no sistema para muitos parece maior do que a crença na verdade, e em sua descoberta, assim como suas consequências, custem a quem custar.

Comentários (with MarkDown support)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: