Conflitos

Conflitos são minha atual obsessão. Sempre foram e só há pouco percebo, com cada vez mais certeza. Mesmo no ato de escutar alguém você se engaja em um conflito. A decisão entre desencorajar um comportamento delirante deve ser firme, mas ao mesmo tempo é a mesma energia que alimenta sua própria postura em um conflito onde você assume a postura arrogante de achar que sabe como as coisas funcionam, que seria a posição que você está tentando repreender. Qualquer posicionamento que você assume é nutrir sua própria identidade, e somente conflitos permitem que você exista, que você se defina.

Ao informar o que deve ser feito, você implicitamente também está informando o que não deve ser feito. Mais uma vez há essa existência interna de conflito. Você possui essa necessidade para sequer existir. Eu não mais vejo a pergunta “por que ainda usam esses livros obsoletos?” da forma como a via antes.

Minhas dúvidas a respeito começaram quando eu tentei preparar um material de ensino sobre como programar em Rust, estruturar o código usando uma hierarquia diferente da bem consolidada OO. Foi uma tarefa difícil, e durante a fase de pesquisa, a única coisa próxima que eu possa chamar de guia foi um comentário do Alan Watts:

And they’re always arguing with each other. And what they don’t realize is […] neither one can take his position without the other person because you wouldn’t know what you’re advocating [..]. And that’s the answer to philosophy. You see? I’m a philosopher and I’m not gonna argue very much because if you don’t argue with me I don’t know what I think.

Acabei não conseguindo fazer bem o que eu planejava inicialmente (ensinar Rust) e foquei na diferença, assim como são todos os únicos materiais que vi a respeito (que, à curiosidade, eram sobre propostas alternativas dentro de uma mesma linguagem, C++). Espero que esses conflitos se prolonguem e assim poderemos nos identificar melhor.

Anúncios

Tags:

Comentários (with MarkDown support)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: