Resenha: Introdução à programação com a linguagem C, por Rodrigo Paes

Livro "Introdução à programação com a linguagem C", por Rodrigo Paes

Como discutir programação sem discutir código-fonte? E o livro “Introdução à Programação com a Linguagem C” acerta nesse ponto, com exemplos iluminadores para os conceitos ensinados, e uma disposição de conteúdo gradual e simples que devem tornar o aprendizado efetivo. Como um professor dedicado, o autor deve ter aproveitado seu material, os seus alunos, como um experimento para encontrar exemplos que funcionassem.

Uma preocupação com simplicidade que omite ou adia a preocupação com certos conceitos nos capítulos iniciais. Uma decisão que permite o livro ser fácil de entender e ser tão curto quanto é. É o contrário da especificação da linguagem, apropriado para aprendizado. Entretanto, o livro não deixa de apresentar pequenas nuâncias nos conceitos durante o decorrer da leitura, que só ressaltam a preocupação em fazer os conceitos serem entendidos corretamente, ao explicitar uma consequência ou outra de cada regra, de forma lenta, sem sobrecarregar o aluno, de forma mais efetiva que não se perca em muitas informações para se lembrar. Essa preocupação é bem abrangente e cobre, por exemplo, segurança, terminologia e arquitetura. Um grande exemplo de como conciliar pragmatismo no ensino sem criar um aluno ignorante.

Os trechos “código comentados” ainda possuem o bônus de gradualmente (e de forma lenta, sem forçar sobrecarga de conteúdo), apresentar exemplos sutis de “dividir para conquistar”, “abordagem top-down” e outros bons conceitos para habilidades gerais de solucionar problemas, mas só quando a fundação da linguagem já foi bem explorada e o aluno já deveria estar melhor acostumado com questões de sintaxe, o que acho muito acertado no livro.

Todo o capítulo de recursão é um bônus a parte que estimula o aluno a quebrar a forma de pensar com a qual todo o resto do livro o acostuma e, assim, espero, o estimule a sempre procurar novas formas de resolver problemas e aprender mais, em vez de ficar limitado e satisfeito com o próprio livro.

Esse é um livro que eu recomendaria a qualquer pessoa que nunca teve contato com programação e deseja aprender a programar utilizando a linguagem C.

Tags:, ,

Trackbacks / Pingbacks

  1. Quero aprender C++, e agora? | Vinipsmaker labs - 2016/06/05

Comentários (with MarkDown support)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: