Representação do mundo de jogos Bomberman-like

Existem aqueles problemas não-imediatos como desempenho, elegância ou outros que apenas ficam no caminho para a primeira solução funcional. Há aqueles que condenam a prática de preocupação prévia e insistem em resultados imediatos. Estou trabalhando no desenvolvimento de um jogo similar ao Bomberman e precisei desenvolver uma solução para representar o mapa onde o mundo do jogo é executado. E, é claro, acabei tendo o luxo de escolher a abordagem de desenvolvimento onde a preocupação com problemas não-imediatos ocorre mais cedo que a entrega do produto.

Introdução

Para que o problema não fique muito abstrato, considere a imagem abaixo, retirada do jogo BlowThemAll.

shot-2015-05-09_14-08-52

O mapa do jogo possui uma implementação similar ao conceito de uma matriz, onde os elementos do mapa possuem uma posição <x, y> tal que essa posição não pode ultrapassar os limites da matriz e os índices x e y são números discretos, naturais. Cada posição no mapa é um tile e cada tile pode conter vários elementos.

O mapa contém elementos imóveis, tais como blocos a serem explodidos, e elementos móveis, tais como bombas e avatares. Avatar é um personagem que representa a conexão do jogador com o mundo virtual de BlowThemAll.

Há ainda blocos eternos, que não podem ser explodidos.

No jogo original, Bomberman, uma bomba explode e a explosão tem o alcance baseado em tiles. Itens aparecem somente em tiles específicos. Há muitas observações que sugerem fortemente o uso de uma matriz como uma representação eficiente para o jogo.

Problema

Jogando-se Bomberman é possível observar que um avatar pode estar entre dois tiles, então você não pode representá-los como um elemento em uma sequência que faz parte de algum tile, pois um avatar pode estar entre dois tiles. Logo, o avatar precisa ser independente dessa matriz e não pode ter sua posição representada por números discretos.

Abordagens iniciais

A primeira abordagem para o problema foi utilizar uma lista separada para esses elementos do mapa que podem assumir posições entre dois tiles e armazenar suas respectivas posições usando valores do tipo double (ou parecidos).

Entretanto, eu não me sinto confortável usando valores do tipo double em um jogo em rede. Primeiro, porque o comportamento de doubles não é trivial, e segundo, porque é difícil garantir reprodutibilidade/previsibilidade usando doubles, então  eu não quero lidar com o problema desses números sendo utilizados numa parte principal de um jogo em rede. Lembrando que o double que você está usando pode nem ser o IEEE floating point. É claro que eu iria ler o “what every computer scientist should know about floating point numbers” caso o projeto precisasse, mas eu queria, ao menos, considerar uma abordagem alternativa.

A minha ideia foi usar números discretos para as posições dos elementos não-fixos no mapa, e fazer numa escala diferente (se o mapa era 13×11 tiles, os elementos não-fixos estariam em uma matriz virtual 130×110) para permitir um valor mais granular (que emularia o fato do avatar poder estar entre dois tiles). Essa abordagem não me contentou, pois ela levantava outras perguntas (ex.: quão granular devo permitir a posição para permitir uma experiência de jogo agradável?), não era elegante e tirava a simplicidade que eu tinha na solução inicial, onde, era barata, a operação de encontrar quais os avatares eram atingidos por uma explosão.

Pensando nas restrições

Eu voltei ao problema inicial para pensar nas restrições que ele apresentava. A depender de suas restrições, o algoritmo poderia resolver um problema menor e mais simples. Foi essa a abordagem que me permitiu desenvolver a libdepixelize com menos código e mais rápido, e é isso que decidi também fazer no BlowThemAll, entender melhor o problema.

Daí, percebi algo enquanto jogava bomberman. O avatar pode sim, estar entre duas posições, mas caso ele esteja entre duas posições, ainda há um “tile principal” ao qual ele pertence. Isto é, ele só é atingido por uma explosão caso apenas um dos tiles, o “tile principal”, seja incendiado. Além disso, há a restrição de que ele só pode estar entre dois tiles, não entre quatro tiles. Todas essas informações me inspiraram o suficiente para pensar numa solução alternativa.

Solução final

A ideia-chave da solução que acabei adotando é armazenar os elementos na “matriz”, como estava inicialmente planejado, porém adicionar um atributo “filled”, que representava o quanto  daquele tile o elemento ocupa, e um atributo direção, que representa qual o próximo tile a ser ocupado, quando o elemento atual chegar no limite de desocupação do tile atual.

Conceitualmente, 1 representa o estado onde o elemento está ocupando somente aquele tile, 0 representa o estado onde ele não está ocupando nada daquele tile e temos também todos os valores intermediários (como ocorre em contas de probabilidade). Entretanto, queremos usar valores discretos, então usamos inteiros simples e usamos seus limites (0 e 255) para representar os limites conceituais (0 e 1).

Um elemento é transferido para o próximo tile, quando, conceitualmente, ele desocupa mais da metade do tile atual. Se mapearmos o comportamento conceitual para o comportamento em código, então haverá um desperdício de bits, pois o valor de filled nunca seria inferior a 127. Assim sendo, o valor 255 continua representando o conceitual 1, mas o valor 0 representa o conceitual 1/2.

E a solução ficou bem legal até, mas eu ainda queria mais. Uma granularidade de 256 valores possíveis parecia um desperdício para mim e eu queria usá-los para mais informações. Foi então que eu decidi separar preenchimento/ocupação/”filled” por dimensão. “dir” se transformou nos atributos “is_up” e “is_left”, enquanto “filled” se transformou nos atributos “y_filled” e “x_filled”. Usando campos de bits, consegui armazenar toda essa informação em um único byte.

Os atributos “is_up” e “is_left” podem lembrar o bit de sinal da representação de inteiros por complemento de 1, que desperdiça um valor possível, porém eu quero preservar a simetria, então esse desperdício é aceitável.

Essa separação por dimensão, entretanto, faz com que o objeto sempre assuma uma direção para cada dimensão. Se antes as opções de direção eram norte, sul, leste e oeste, agora as direções são nordeste, noroeste, sudeste, sudoeste. Essa característica não é um problema, mas é preciso manter ela em mente quando for implementar funcionalidades que dependem da direção do personagem (socos, por exemplo).

Outra consequência da separação é que o jogo volta a apresentar a possibilidade inicial onde um personagem pode assumir uma posição de estar entre quatro tiles. Essa é uma característica positiva, pois impõe menos restrições e dá mais liberdade artística aos autores de mapas. Essa possibilidade também está presente no jogo Bomberman Tournament e eu não quero fazer menos que os competidores.

E, assim, eu fiquei satisfeito, e surgiu o código do BlowThemAll para tratar mapas. É claro que eu não acho que usaria essa solução para um jogo estilo “The Legend of Zelda: A Link to the Past“, mas eu acho que ficou bem adequada a um jogo ao estilo de Bomberman. Pode ser que você ache interessante pesquisar também sobre Quadtree Collision detection.

Programação em tempo real

Caso não fosse um jogo em rede e que possui algumas características que eu não detalhei, eu estaria também mantendo a preocupação de fazer uma solução para programação em tempo real, afinal, é um jogo e queremos previsibilidade nos tempos de respostas máximos. Sem essa preocupação, a única modificação que pensei para melhorar a previsibilidade nos tempos de resposta seria usar a função vector::reserve para pré-alocar um pouco de memória para a lista de elementos em cada tile.

Final

E para acabar o post, deixo um vídeo de alguns segundos demonstrando o resultado:

Tags:, , ,

Comentários (with MarkDown support)

