Game Jam durante o final de semana

Esse final de semana participei de um evento de game jam. Sinceramente, não pesquisei sobre esse tipo de evento e posso estar sendo infiel aos valores-raízes e desvirtuando o mesmo, pois tudo que sei é informação de segunda-mão, mas, mesmo assim, tive uma experiência positiva com a minha visão do que é um game jam. Ao final do processo, acabei conhecendo como é um game jam e com uma nova sugestão de evento para quem gosta de programar.

O que é?

Game Jam é um evento onde pessoas se reúnem num mesmo local para fazer um jogo do zero. Elas se reúnem, formam times e criam um jogo. O desenvolvimento do jogo deveria durar três dias e, ao final do processo, deveria haver um produto “mostrável”.

Por que?

É divertido, e você se desapega daquelas preocupações de código elegante e reaproveitável que faz verificações de segurança para terminar algo rápido. Ter algo que você fez e está funcionando é algo legal. E o ambiente onde há outras pessoas programando, buscando o mesmo objetivo que você, estimula você a ficar determinado em sua tarefa. E também é uma desculpa para trabalhar com tecnologias novas e melhorar suas habilidades como programador.

Meu game jam

Esse game jam que participei foi uma coisa pequena que organizei na minha casa e chamei uns amigos. Foram três times ao total (sendo que dois times, incluindo o meu, eram formados por apenas um membro).

photo420830555499767723

Time azul

O time azul desenvolveu um jogo estilo Beat ‘em up escrito em Python 3 e pygame.

Time vermelho

IMG_20150502_200110

Captura de tela de 2015-05-02 20_06_55

O time vermelho desenvolveu um jogo de asteroides que também foi escrito em pygame, mas utilizando Python 2.

Time laranja

photo284176472941373377

O meu time, que no caso sou só eu mesmo, fez um jogo estilo bomberman via rede, escrito em C++11, Qt5 e Tufão 1.x.

Dicas

Lembre-se de se divertir, é o mais importante. Eu podia ter formado time com a outra pessoa que também ficou sem time, mas nós tínhamos expectativas diferentes e ambos estaríamos frustrados caso tivéssemos formado um time. No final, acho que todo mundo achou legal. Se divertir é importante.

Veredito

A experiência que tive com o evento foi positiva e é um evento que eu recomendo a todo mundo que gosta de programar. Vale a pena.

Sobre os jogos, creio que os participantes vão continuar trabalhando neles por um pouco mais de tempo, pelo menos, para ter algo polido e tal. O meu jogo, pelo menos, tem código ainda não público e você precisa de um manual de instruções para rodar o jogo sem esbarrar nos glitches e bugs.

Para o próximo, planejo fazer algo usando Rust, SDL2 e Chipmunk, três tecnologias com as quais não tenho experiência significativa e, no máximo, apenas uma ligeira familiaridade.

Tags:, ,

One response to “Game Jam durante o final de semana”

  1. @_Kikuto says :

    Que bacana este tipo de evento!
    Teve mais participantes do que tinha esperado.

Comentários (with MarkDown support)

