Espaço: o separador natural de palavras

Antes do lançamento da Allegro 5, tinha uma página na wiki deles com uma discussão interessante sobre estilo de API. Tinha uma frase de lá que eu não conseguia esquecer, mas por várias vezes já quis referenciar durante discussões e eu não conseguia reencontrar. Recentemente, acabei reencontrando tal frase e resolvi fazer um post dedicado aos momentos em que eu não usei essa referência. Isso mesmo, eu me rebaixei a fazer um post de dois parágrafos, onde um deles nem é de minha autoria.

Graças ao sublinhado, tudo fica mais legível. “Por que?”, você pergunta. Bem, quando somos crianças e aprendemos a ler, nossos padrões cerebrais se adaptam para reconhecer o espaço (ou o sublinhado, que é graficamente similar) mais facilmente como um separador de palavras.

— tradução livre de trecho encontrando na wiki do Allegro

Tags:,

2 responses to “Espaço: o separador natural de palavras”

  1. Sales says :

    Eu acho que isso é um pouco relativo. No caso de funções, que são “ações”, faz sentido realmente separar o verbo do substantivo – tipo set_time() – mas para classes e nomes que basicamente são substantivos compostos, é interessante unir as palavras como o inglês já faz naturalmente (alguns exemplos são spaceship, earthquake, waterfall, facebook, framework etc).

    • Vinipsmaker says :

      Eu não acho que seja relativo. Você conhece alguém que aprendeu a ler na escola sem usar o espaço como o separador natural de palavras?

      Sobre o restante do seu comentário em si, acho um ponto interessante. É um bom argumento e mais outra coisa que se devia levar em conta na hora de definir uma convenção.

      All in all, eu não vou me doer com qualquer convenção que seja adotada. A maioria delas tende ser fácil de lembrar e possuir consistência (com exceção da notação húngara, eca).

      A única regra pela qual eu luto *ferozmente* é o uso de espaço no lugar de caracteres de tabulação (eca!).

Comentários (with MarkDown support)

