SIASI – Minimizando erros em C e C++

Pois é, não sou muito fotogênico, sou aquele lá no meio

Na UFAL, existe uma disciplina chamada gerência de projetos, onde os alunos têm, entre outras coisas, que organizar um evento da área. Esse período (e apesar da greve), os alunos organizaram um evento de computação voltada à segurança, o SIASI, e o Michel me convidou para ministrar uma palestra no evento.

O tema que me foi proposto era sanitarização de código em C e C++, porém desviei um pouco o tema para conseguir desenvolver uma compreensão mais profunda do objetivo (segurança). Caso tenha interesse nos slides, você pode baixá-los aqui. Eu mesmo estou fazendo esse post como forma complementar a minha palestra, pois o tempo que tive não foi suficiente para terminar o que eu tinha para discutir.

Um vídeo que gostaria que os participantes assistissem é esse. Para quem gostou do desafio da linguagem, recomendo o Learn C The Hard Way. E para quem gostou do desafio de computação científica, recomendo o livro Scientific Computing, do Michael T. Heath. Como última recomendação, sugiro que os interessados em programar melhor façam parte de uma comunidade que busque esse objetivo (compartilhando conhecimento), como ocorre na lista de C/C++ Brasil e na página sub reddit r/cpp.

No mais, estou gostando bastante do evento, que está sendo bem conduzido até agora.

EDIT:

Coloquei uma foto do evento no início do post.

Tags:, , ,

Comentários (with MarkDown support)

