V ENSL // III COALTi // I ENASOL

Da esquerda para a direita: Eu, Felipe Luciani, Natália Julieta Souza, Fernanda Sâmela e o Gilton “MAL”

ENSL é um evento que reuni entusiastas do software livre de várias localidades, mas com um foco especial na região nordestina. Anualmente uma cidade é eleita para sediar o evento e esse ano foi a vez de Maceió. Com parte de minhas despesas pagas pelo LCCV, tive o prazer de acompanhar o evento de perto e aqui relato a impressão que tive. Lá tive a oportunidade, além de assistir a palestras e expandir meu conhecimento em computação, de conhecer o Júlio Neves, expandir meu modo de pensar com a “desconferência” do Ole Peter e até aprender a fazer grafite no estilo Stencil.

Diferente do que eu esperava, o ENSL não foi um evento que se resumiu a reunir várias palestras e pessoas interessantes no mesmo local, mas foi palco também de outras atividades menos comuns, como desconferências, oficinas e até mesmo venda de músicas por artistas independentes. A organização do ENSL uniu-se a organização do COALTi (um evento local que ocorre frequentemente por aqui) para fornecer uma programação mais completa para a felicidade dos participantes. Cada uma das duas organizações teve a disponibilidade de 4 salas comuns e 1 sala especial, com mais espaço e melhor equipada, para palestras mais importantes. A equipe organizadora do ENSL reservou duas salas comuns para a realização de oficinas e outras atividades que não posso classificar como palestra (coding dojo, “desconferências” …).

É difícil descrever o que o evento transmitia só com palavras, pois além das atividades que lá aconteceram, haviam pessoas, e pessoas sempre podem lhe fornecer experiências, cujo efeitos irão variar dependendo de como você se apresente a elas e das experiências que você tinha até antes de encontrá-las. Escrito isso, acho que vocês já entenderam que eu me livrei da responsabilidade de resumir tais experiências em um pequeno pedaço de texto e que você, caso já não o faça, deve começar a participar desses eventos, pois é um desperdício se limitar a ler seus resumos em blogs aleatórios na internet. Como não pude participar de todas as atividades que ocorreram e não possuo uma equipe editorial eu não irei comentar sobre as palestras que ocorreram, mas no lugar disso disponibilizo os links das programações, assim você fica sabendo o que perdeu:

Tags:

Comentários (with MarkDown support)

