GNOME 3

No GNU/Linux há vários ambientes disponíveis, e um dos que se mais se destava, ao lado do KDE, é o GNOME. Recentemente foi lançada a versão 3 desse ambiente, e assim que os pacotes entraram no repositório extra do Archlinux, eu instalei para fazer o teste. Após esse tempo de uso resolvi comentar sobre o que eu achei dessa nova versão.

Novo gerenciador de janelas

O antigo gerenciador de janelas do gnome, o metacity, junto com o gnome panel, foram ambos substituídos pelo GNOME Shell, um gerenciador de janelas moderno que dispensa o uso compiz para boa parte dos casos, pois inclui muitas pequenas animações que não deixam o ambiente carregado.

Além de evolucionário, o gnome shell vem com alguns conceitos interessantes também. Ele é orientado a aplicativos, não a janelas, por exemplo. Como consequência dessa mudança a barra de janelas deixa de existir, e o alternar janelas torna-se alternar entre aplicativos. Algumas screenshots podem ajudar melhor a comunicar essa ideia:

gnome 3 - switching among windows

Percebe-se aqui que o foco principal são os aplicativos abertos, não as janelas

gnome 3 - menu de atividades

Menu de atividades

 Menu de atividades

A mudança mais notável que o gnome shell trouxe foi a extinção do gnome panel, cuja função foi substituído por um menu de atividades. Nesse menu você tem acesso a uma dock no lado esquerdo para alternar entre aplicativos abertos, um mural das janelas abertas na atual área de trabalho, uma lista das áreas de trabalho no lado direito, e um campo de pesquisa e uma bandeja de mensagens na borda inferior.

Nessa dock que fica na lateral esquerda, chamada de dash, você pode, além de alternar entre os aplicativos abertos, fixar seus aplicativos favoritos, e assim inciá-los facilmente, de um modo similar a dock presente no OS X.

O mural central contém uma lista das janelas abertas na atual área de trabalho, mas você pode clicar em Aplicativos e navegar entre os aplicativos abertos no seu sistema, de uma forma que lembra um pouco o modo de inciar aplicativos em dispositivos móveis, onde a tela reduzida e os sistemas de entradas, muitas vezes limitados, forçaram os designers a encontrar essa elegante solução.

gnomeshell - activities menu

Selecionando um aplicativo no gnome shell

O gerenciamento das áreas de trabalho foi simplificado também. Agora quando o sistema inicia há uma área de trabalho, e automaticamente o gnome se assegura de sempre deixar uma única área de trabalho livre, de forma que quando a última área de trabalho livre é ocupado, automaticamente uma nova é criada, e quando há mais de uma área de trabalho livre, algumas são destruídas. Outro ponto é que o botão de minimizar foi retirado, logo o recurso de áreas de trabalho ganha mais importância. O sistema é bem intuitivo e é possível acostumar-se em poucos minutos.

O campo de pesquisa é simples e eficiente, mas ainda não estou usando-no muito. No meu caso eu prefiro utilizar outros meios para achar alguma coisa, mas acho que o recurso vai tornar-se mais interessante quando sofrer uma integração maior com o resto do ambiente, permitindo, por exemplo, que você abra uma janela de mensagem com alguém ou pesquise entre seus documentos, assim como ocorre com o Enlightenment.

A barra de mensagens é bem discreta e todo o novo paradigma é menos invasivo também. Quando o menu de atividades não está aberto a sua tarefa atual é exibida, junto com uma barra superior que mostra somente detalhes importantes como a hora atual e o controlador do volume.

diálogos das janelas no gnome 3

Janelas de diálogos no gnome 3 agora são presas a janela-mãe

E então

Creio que o gnome pode sofrer muitas melhoras a partir do ponto atual, mas isso não significa que o sistema esteja engatinhando ainda, pois a nova versão foi muito satisfatória em vários diferentes pontos.

De qualquer forma, o tempo pro gdm iniciar aqui foi superior a 30 segundos, então não prometo fidelidade ao gnome por muito tempo. =p

Tags:

Comentários (with MarkDown support)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: