Experiência com iPhone (parte 2)

Continuando a saga, eu tentei adquirir um OS X para configurar um ambiente de instalação. O primeiro passo foi adquirir as imagens do dvd, e peguei emprestado o dvd de um amigo meu. Após criar uma imagem do mesmo que eu não posso chamar de “.iso”, pois aparentemente não estava nesse formato, tentei instalar no VirtualBox, e durante o início da instalação a máquina do VirtualBox travou. Procurei um pouco na internet e li que haviam versões modificadas do OS X próprias para rodar no VirtualBox. Eu gastei um tempo tentando configurar o VirtualBox e até gastei uma boa parte da minha net com o mesmo também.

Após essa tentativa frustrada, desisti de alimentar o ego do Steve Jobs e comecei a procurar por soluções alternativas que não evolvessem o uso de Objective-C ou as SDKs da Apple para tal fim.

Encontrei então o AIR, cuja proposta é utilizar HTML, Javascript e ActionScript para desenvolver aplicativos nativos para diferentes plataformas. Instalei aqui o SDK, mas não funcionou bem por ser um ambiente 64-bit. Eu até desconfiaria da fonte que eu usei para adquirir o mesmo, mas a fama de incompetên… (não vou terminar a frase para não ofender ninguém, mas todo desenvolvedor respeitável sabe que é verdade).

Procurando outras alternativas vi que a proposta da Adobe não é inovadora, ou então é velha, pois há muitos outros produtos parecidos com o AIR. O que considerei mais promissor entre os que encontrei foi o PhoneGap. Recomendo que visitem a página oficial e tirem suas próprias conclusões da ferramenta.

Apesar disso, teve uma outra proposta que me chamou a atenção o suficiente para citá-la também aqui, que é um port do Qt para o iPhone. Com base nessa pesquisa, decidi que a melhor abordagem para agora é fazer uma versão do projeto e compilar versões para Symbian e Android, pois acredito que já estejam ficando impaciente com meu lento progresso e quero mostrar algo. No meu próximo post prometo escrever sobre algo mais interessante a todos em vez de falar sobre minhas dificuldades pessoais =P

Tags:,

2 responses to “Experiência com iPhone (parte 2)”

Comentários (with MarkDown support)

