Programação 3 – uma oportunidade para aprender uma nova linguagem

Para nos avaliar, o professor de programação 3 da UFAL pediu um sistema que é composto por um servidor web que fornece webservices, uma interface web para o mesmo, e também uma interface gráfica.

Ele exigiu inicialmente para implementar em Java, e no começo da matéria eu estava realmente disposto a dar mais uma chance a Java, mas depois de ver swing e o suporte ridículo a metaprogramação que Java fornece, eu insisti o suficiente para que ele me deixasse fazer em outras linguagens.

Então, como ele foi bonzinho, resolvi optar pelo meio-termo. Ele gosta de Java, eu de C++, então vou fazer em Python =p. Devo conhecer só 10% de Python, mas isso é mais que o suficiente para fazer muito mais do que sou capaz de fazer em muitas linguagens, e combinado com o shell ipython e a ide komodo, espero não encontrar grandes dificuldades na linguagem.

Problema da linguagem resolvido, agora preciso de uma framework web (e toda a infraestrutura como servidores web e forma de integração …) para desenvolvimento. Lendo bastante acabei conhecendo o fcgi e o genshi. Eu já conhecia o CGI, mas sempre achei limitado e complicado, mas o fcgi parece ter removido os maiores problemas. Para o servidor, acho que vou colocar o Lighttpd, pelo simples motivo de que ele suporta o fcgi e parece ser fácil de configurar.

A parte mais difícil foi escolher a framework. Descobri os projetos web2py e Django, e ambos aparentam ser tão legais que eu não consigo me decidir entre um ou outro. Um amigo resolveu fazer o trabalho em Python também e tivemos a ideia de cada um fazer usando uma framework diferente para depois fazer uma comparação profunda. Ele ficou com Django e eu fiquei com web2py. Vou ver se é fácil substituir o sistema de templates próprio do web2py pelo genshi.

Tentarei caminhar o máximo no resto que sobrou de hoje e só retornarei a esse projeto próxima semana.

Tags:, ,

2 responses to “Programação 3 – uma oportunidade para aprender uma nova linguagem”

Trackbacks / Pingbacks

  1. Programação 3 – parte 2 « Vinipsmaker labs - 2012/06/04

Comentários (with MarkDown support)

